Educacional

Pilares

Os Pilares do Quintal Escola são a base que sustenta a

filosofia do perfeito equilíbrio entre o tempo de livre

brincar e o tempo de aprendizagem direcionada.

1

Protagonismo

A palavra “protagonismo”, muito usada no teatro, na literatura e no cinema se refere à figura central de uma história.

 

O Quintal Escola estimula o protagonismo das crianças com objetivo de torná-las agentes de seu próprio desenvolvimento, surgindo assim o que chamamos de “projetos emergentes”.

 

Nossos educadores valorizam e incentivam a expressão dos pensamentos, sentimentos e necessidades de forma ativa em diferentes situações em seu dia a dia, proporcionando assim:
- A formação de seres humanos mais ativos na sociedade;
- Maior senso de responsabilidade;
- Empatia e respeito às diferenças;
- Desenvolvimento da autoestima e habilidades sociais;
- Maior senso de cidadania e pertencimento à sociedade;
- Melhores competências socioemocionais e de resolução de problemas; e
- Incentivo à proatividade e habilidades interpessoais.

2

Conectividade

A “conexão” entre educador e criança é levada muito a sério em nossa filosofia.

 

O processo de aprendizagem acontece através de vivências que vão refletir por toda vida do ser humano. Neste sentido, o desenvolvimento das crianças tem uma forte conexão com o ambiente em que vivem, sua herança cultural e principalmente a maneira como as demais pessoas se relacionam com ela.

 

Para o Quintal Escola cada criança é única, com facilidades e dificuldades específicas que precisam ser trabalhadas individualmente, neste contexto, o ensino realizado está em perfeita conexão entre criança e educador.

 

O papel dos nossos educadores nada mais é do que tornar as crianças progressivamente mais independentes, motivadas por suas descobertas do dia a dia, preparando-as para uma vida inteira de estudos e aprendizado.

 

3

Autonomia

A “Autonomia” na educação infantil é um aspecto fundamental para
garantir o desenvolvimento saudável da criança.

 

Estimular a autoconfiança e liberdade de ação e expressão, literalmente
aciona um gatilho para que elas participem, explorem e interajam
intensamente. Mais autonomia gera mais motivação, empenho e
crescimento.

 

No Quintal Escola estimulamos na criança o sentimento de que ela é
capaz de resolver problemas, superar desafios, tomar decisões e lidar
com as consequências de suas escolhas. Atividades realizadas respeitando o tempo de cada criança, proporciona liberdade de expressão e escolhas. Aos educadores, cabe direcionar, orientar, enfim, utilizar meios e espaços para criação de bons hábitos e boa convivência, estimulando-os a adquirir a autonomia para identificar e verbalizar suas ações e as do outro. Estamos aqui para cuidar, amar, direcionar e respeitar o tempo de maturidade e
administrar os conflitos.

4

Olhar Individual

Um “Olhar Individual” nos faz pensar a criança de maneira integral, com suas personalidades, mentes, carências, necessidades e potencialidades a serem desenvolvidas, estimuladas e lapidadas ao longo de sua existência.

 

No Quintal Escola trabalhamos intensamente com o olhar aberto a perceber, esmiuçar, desvendar, buscar o belo, fazendo emergir o não visto e
promovendo uma nova relação com a diferença e a diversidade.

Nos atentamos continuamente para o olhar curioso e descobridor, com
nossos educadores focados em ver além. Como se vissem através de uma
lupa, percebendo e partilhando essas experiências significativas a fim de que o repertório de todos seja ampliado e multiplicado, enriquecendo as múltiplas linguagens além de permitir novas associações e construções nas quais a sensibilidade de cada um possa ser assegurada através de sua singularidade em ver o mundo.

 

A escuta atenta das falas e necessidades das crianças é o norteador da nossa prática pedagógica. Através do registro diário de imagens e relatos da criança, garantimos sua aprendizagem plena, pois a escuta atenta e a observação de suas expressões e manifestações refletem seu desenvolvimento.

5

Valores e Virtudes

Transmitir “Valores e Virtudes” para as crianças mostra-se cada vez
mais, uma necessidade significativa e prioritária.

 

Desde nossos primeiros momentos de vida aprendemos o que é certo
ou errado, bom ou mau, e quais são as consequências de nossas ações.
Aprendemos regras fundamentais para podermos viver em harmonia
com a sociedade e nossos valores serão herdados da família e cultura a
qual pertencemos.

 

O avanço das ciências sobre como se processa a aprendizagem no
cérebro, já comprovou ser essencial que se transmita valores, e de suma
importância que pais e educadores estejam unidos nessa missão.

 

O Quintal Escola caminha nessa direção desde sua idealização. Temos
uma filosofia de ensino: “A Educação é uma atmosfera, uma disciplina,
uma vida”, como dizia Charlotte Mason, (uma de nossas inspiradoras).
Trabalhamos valores no nosso cotidiano, em ações conceituais e
práticas. Nosso objetivo é estarmos Escola-Família, sempre ligados nesse
mesmo propósito.

6

Inteligência Emocional

A infância é um período de situações e emoções que se intensificam ao ponto das crianças terem dificuldade de compreender as transformações e frustrações diante desses impasses.

 

A manifestação por vezes até exagerada é natural e pode ser trabalhada através da “Inteligência Emocional”, que ajuda a lidar com os desafios e se adaptar às mudanças.

 

O Quintal Escola considera de fundamental importância explorar as questões emocionais das crianças, levando-as a encarar erros e obstáculos com maior tranquilidade. Por meio ações conceituais e práticas é comum encontrarmos entre elas, situações de conflitos. Nesses momentos as levamos a buscar com clareza a resolução para esses conflitos, fazendo-as refletir sobre qual a melhor ação.

 

O educador é o intermediador da situação, pois a resolução deve ser sempre esperada dos pequenos, para que eles, por si só, cheguem às soluções de problemas e conflitos, contribuindo assim, para o desenvolvimento da autonomia, autoconfiança e inteligência emocional.

 

7

Artes

A Arte é de extrema importância para o desenvolvimento da criança na
fase do “concreto”, pois explora os sentidos, desperta a criatividade e
desenvolve aspectos emocionais e sociais.

 

A Arte facilita o processo de ensino-aprendizagem, pois estimula a
percepção, imaginação e a compreensão das diferentes áreas do
conhecimento. O contato com as várias formas de artes oportuniza às crianças, exploração e releitura, desenvolvendo assim, uma visão transformadora, que promove vínculo com a realidade e contribui para
a compreensão da criança entre o mundo real e o imaginário,
favorecendo essa ligação.

 

No Quintal Escola compreendemos as artes como um espaço de
experimentação, onde a criança pode construir uma análise pessoal das
suas construções, fazendo delas, parte de sua vida, dando um sentido
para algo antes visto como incompreensível. Utilizamos essa rica ferramenta pedagógica para um despertar de interesses, a fim de que nossos pequenos sejam autores de sua própria história.

8

Resgate da Infância

O livre brincar é fundamental na aprendizagem em relação ao desenvolvimento em diversos níveis (intelectual, criativo, físico, emocional, social e cultural), sendo parte do cotidiano das crianças.

 

Existe diferença entre o livre brincar espontâneo, do brincar dirigido e regrado. Por isso devem ser levados em consideração, pois ambos têm suas contribuições para a aprendizagem.

 

No Quintal Escola acreditamos que o livre brincar desenvolve a autonomia, aumenta a criatividade e possibilita maior socialização, proporcionando um sentimento de bem-estar.

 

“A criança sai pronta para qualquer lugar do mundo, a diferença é a seguinte: a criança que segue essa metodologia é autônoma, questionadora e não fica sentada esperando que os outros façam por ela. Ela faz e age”, diz Therezita Pagani, uma das nossas inspiradoras.

9

Natureza

A Natureza em si potencializa o desenvolvimento nos âmbitos
biopsicossocial e espiritual. Brincar na natureza é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, pois são ambientes livres e instigantes, é o espaço de pertencimento da criança, de suas raízes com a Terra.

 

A partir da relação com o mundo natural, um mundo que exala aromas,
floresce, frutifica, emite sons nativos, e tem sabores diversos, por meio
do próprio corpo e sentidos, a criança apreende os princípios que
regem a vida na Terra.

 

A vivência com os elementos da natureza, melhora o sistema
imunológico, pois, ao entrar em contato com a terra e com os animais,
a criança aumenta a diversidade de micróbios e bactérias no organismo,
estimulando o corpo a produzir anticorpos.

 

O Quintal Escola busca ampliar o mundo da criança, rompendo com o
velho modelo de sala de aula entre quatro paredes com carteiras
enfileiradas, e despertando para o potencial educador da natureza,
reconhecendo outros territórios educativos como ambientes de
aprendizagem e garantindo espaços e atividades que promovam o
equilíbrio emocional das crianças.

Estrutura

Ambientes minuciosamente preparados.

História

O Quintal Escola nasceu em 2017, de um sonho compartilhado por duas famílias: ter um lugar onde seus filhos pudessem aprender de verdade, com alegria, entusiasmo e segurança. Onde aprendessem conteúdos relevantes à sua formação, mas que respeitassem suas limitações e idades. Um lugar livre de falsas ideologias e proselitismos, tão gostoso de conviver que parecesse com a casa de uma avó, de uma tia ou com nosso próprio quintal.

 

Imaginamos um lugar que se aprendesse, com lindas histórias, as mais nobres e elevadas virtudes, um lugar em que o cuidado diário, as tarefas e os hábitos adquiridos fossem tão importantes quanto qualquer conteúdo acadêmico. Uma escola que não pensasse a criança apenas como cidadão, mas como uma pessoa integral como nome, vontades e necessidades. Sobretudo, um lugar que resgatasse a importância da família, das virtudes e da moral para a convivência em sociedade.

 

Assim surgiu nossa escola, de uma ideia ousada e do trabalho de várias mãos entre elas de mães, pedagogas, professoras de artes, de artesãs e de gestores empresariais. Sim, muitas cabeças pensantes compondo uma unidade, o melhor espaço educativo do mundo: o nosso Quintal.